Lombinho de porco com mel e rosmaninho acompanhado de arroz risotto

Hoje fiz este prato para o meu almoço: lombinho de porco regado a mel e rosmaninho, acompanhado de arroz risotto com cardamomo. Quando comecei a cozinhar ainda não sabia bem o que ia fazer ao certo, mas à medida que fui cozinhando as ideias vieram e saiu um prato delicioso.

Image

Receita de Arroz Risotto:

Para cozinhar o arroz risotto, comecei por alourar cebola e alho numa panela. Adicionei arroz de risotto (carnaroli) e deixei fritar um pouco. Entretanto dissolvi um caldo knorr de carne (pode ser de legumes ou de galinha, este era o que tinha) num copo alto de água quente. Passado pouco tempo adicionei um pouco de vinho branco (a olho) e depois um pouco do caldo de carne. Misturei o arroz para o envolver no caldo e deixei absorver alguns minutos. Adicionei um pouco de sal, e também um cardamomo ao qual retirei a casca e esmaguei o interior num pilão. Repeti a etapa de adição do caldo à medida que o arroz ia absorvendo o líquido, misturando frequentemente com a colher para o arroz libertar o amido. Quando o arroz estava cozinhado, adicionei uma dose generosa de queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de margarina. Tapei o tacho e deixei repousar aproximadamente 4 minutos.

Lombinho de porco com cobertura de mel e rosmaninho:

Para preparar o lombo de porco comecei por temperar a carne com sal e pimenta e cobrir a carne com cebola e alho picados. Entretanto, coloquei uma frigideira com azeite em lume médio-forte. Coloquei então a carne da frigideira, inclinando a frigideira para um dos lados para concentrar o azeite e alourei a carne tanto na base como de lado. Fui virando a carne com as pinças até que esta ganhasse uma cobertura alourada. Depois disso, coloquei um pouco de azeite num tabuleiro e neste coloquei 3 dentes de alho esmagados, com casca. Coloquei o lombo por cima dos dentes de alho, de modo a que a carne não contactasse com o tabuleiro, mas sim com os dentes de alho. Reguei a carne com algum mel, coloquei alguns ramos cortados de tomilho por cima e levei o tabuleiro ao forno, cerca de 15 minutos.  O facto de colocar a carne por cima dos dentes de alho revelou-se crucial para o resultado final, porque desta maneira a carne não queimou, e os alhos libertaram algum fumo dentro do forno que deu (para minha surpresa) um leve sabor agradável a churrasco à carne. 

Passados 15 minutos, retirei a carne do lume, e reguei com um pouco de azeite. Acrescentei mais tomilho, e coloquei no prato acompanhado do arroz risotto. Decorei com um pouco de mel e uma folha de manjericão. A carne estava suculenta, e muito tenra. Já relativamente ao cardamomo no risotto, é algo que certamente vou repetir, porque o sabor é muito agradável.

 

Image

2 thoughts on “Lombinho de porco com mel e rosmaninho acompanhado de arroz risotto

  1. Fantástico. Grandes progresso e tens as bases para progredir ainda mais. Basta pesquisares boas receitas na net ou em livros ou filmes.
    Se tiveres convidados em casa, vais deixar boa impressão. .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s