Ganso de Natal com cobertura de doce de mirtilo

gansos e outros animais2  IMG_3045editada

Ganso de Natal assado no forno. Comer ganso de Natal na consoada é uma tradição dos países da Europa Central como a Alemanha. Cá em Portugal não é tão comum, contudo cá em casa escolhemos esta opção para uma ementa diferente e saborosa.

Começámos por comprar um ganso de criação. Para retirar as penas, o corpo do ganso foi colocado em água a escaldar durante alguns minutos. As penas foram depois arrancadas uma a uma. Esta é a parte mais chata, porque tirar as penas e penugem exige muito trabalho e tempo. 

Depois de as penas serem retiradas, o interior do ganso foi removido, e foram colocadas duas metades de laranja e um limão no seu interior. Foram feitos golpes com uma faca afiada na pele do ganso em forma de “diamantes”, e uma mistura de alho em pó, tomate em pó, alecrim, salva e rosmaninho foi aplicada por cima da pele do ganso.

IMG_1664

O ganso foi depois colocado no forno. Coloquei um tabuleiro por baixo da grelha para recolher a gordura que foi saindo do ganso (tem uma carne com alguma gordura). Passados aproximadamente 50 minutos, foi aplicada uma camada de mel e doce de mirtilos vermelhos. O ganso foi colocado novamente no forno mais 40 minutos aproximadamente.

IMG_1666

Passado este tempo o ganso foi retirado do forno e envolto em papel de alumínio por 20 minutos. O resultado foi delicioso!

IMG_3045editada

Para inspiração e maior detalhe poderão ver o seguinte vídeo do Gordon Ramsay:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s